São Paulo cria programa para fortalecer a presença do café paulista no mercado internacional

O Governo do Estado de São Paulo deu início às inscrições para a primeira edição do Programa de Promoção Internacional do Café Paulista, iniciativa que tem como objetivo ampliar a inserção do produto em mercados externos e reforçar a competitividade do setor cafeeiro paulista.

A ação é coordenada pela InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e foi estruturada para apoiar a exportação de cafés produzidos no estado que apresentem pontuação superior a 85 pontos, conforme os critérios da Specialty Coffee Association (SCA), com destaque para a variedade arábica.

A proposta do programa é oferecer um conjunto de ações integradas de promoção comercial, voltadas à geração de negócios, à diversificação de mercados e ao fortalecimento de parcerias internacionais. A iniciativa é destinada a produtores, cooperativas, tradings e empresas do setor cafeeiro com sede em São Paulo que buscam ampliar ou consolidar sua atuação no exterior.

Com duração prevista de 12 meses, o programa será desenvolvido em três fases principais: seleção dos participantes, integração dos agentes envolvidos e execução de ações de promoção comercial nos mercados definidos como prioritários.

Nesta edição inaugural, o foco estará em mercados considerados estratégicos para o café paulista, como China, países da Europa e Oriente Médio, regiões que vêm registrando crescimento na demanda por cafés diferenciados, com atributos de qualidade, origem e sustentabilidade.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do site da InvestSP e ficam abertas até o dia 30 de janeiro.